Editando uma MP3

Através de uma edição de áudio, é possível aplicar melhorias em um arquivo MP3, tais como normalizar volume, inserir informações de texto, remover espaços inúteis, etc. E você não precisa ser um especialista para fazer isso.

Retirando silêncios de uma MP3

Você já deve ter escutado algumas MP3s que demoram a começar e outras que possuem um silêncio no final. Existem softwares que detectam esta ausência de áudio, recortando estas partes silenciosas no início e fim do arquivo. Com esses segundos retirados, a MP3 reduz alguns KBs em seu tamanho, sem perda de qualidade. Pode parecer pouco mas se a coleção de MP3s for grande, é possível economizar alguns MBs.

Um programa que faz isso é o mpTrim. Há também cortadores online, como o Online MP3 Cutter, e aplicativos para smartphones, como MP3 Cutter, disponível no Google Play.

Uma grande vantagem do software mpTrim é a possibilidade de acrescentar múltiplas MP3s ao mesmo tempo, todas de forma automática e com rapidez. Você terá como único trabalho a seleção das músicas a terem seus silêncios recortados, pois o programa se encarrega do resto.

mp3trim
Fonte: print screen do programa mp3Trim

Tags ID3

O ID3 (uma abreviação para “IDentify a MP3”, ou identificar um MP3)  é uma espécie de etiqueta presente no arquivo, como se fosse a informação da informação. O que isso significa? Significa que todos os dados daquela música estão dentro dela mesmo. É o que chamamos de metadados. (RAMOS JUNIOR, 2009).

Esses metadados são elementos extras que podem ser inseridos ou alterados em toda MP3, a qualquer momento. A maioria dos players consegue ler esses textos e, assim, é possível ter uma coleção bem organizada e de fácil busca por determinado campo.

A ID3v2 é uma versão mais completa que a ID3v1 e contém dados como Nome do Artista, Nome da Música, Nome do Álbum, Ano, Comentário, Gênero, Compositor e até mesmo Capa do Disco e Letra da Música.

id3tag
Fonte: print screen de uma ID3v2

É possível editar as ID3s usando programas específicos, como o Abander Tag Control, ou dentro do próprio player, como Windows Media Player, iTunes ou Winamp, ou até mesmo no Windows Explorer!

Deixe todas as suas MP3s com o mesmo volume

Às vezes escutamos uma música com volume baixo e na sequência vem outra com volume mais alto, e vice-versa. Há softwares que normalizam os volumes para que todas as MP3s sigam um padrão de decibéis.

Com o MP3Gain, você não precisa mais mexer na tecla do volume. Ele faz uma análise do pico mais alto em decibéis. Primeiro defina um número padrão de dB. Se a MP3 tiver um volume abaixo desse número, o programa aumenta o volume. Se tiver um volume maior, o programa diminui o volume. As alterações feitas por esse programa não interferem na qualidade, pois tudo que ele faz é inserir um texto na APE tag da MP3 informando qual volume deverá ser usado durante a execução.

mp3gain

Fonte: print screen do programa MP3Gain

Caso queira voltar ao volume original, basta refazer a mudança de volume ou excluir o campo da APE Tag.

apetag
Fonte: print screen de uma APEv2

Edição profissional

Programas como Sound Forge, Audacity, Cool Edit e FL Studio permitem inúmeros efeitos e truques de edição de áudio, como redução de ruídos, alterar velocidade, misturar, gravar, afinar, distorcer, fade in/fade out, além de amplificar volume e recortar partes indesejadas.

audacity
Fonte: print screen do programa Audacity
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s