Histórico do MP3

De acordo com Hautsch (2009):

Tudo começa na década de 70, na Alemanha, quando um professor alemão e seus alunos pensam em uma maneira de codificar música. O time de Dieter Seitzer, da Universidade de Nuremberg, consegue desenvolver o primeiro processador capaz de comprimir áudio.

Na década de 80, surge um acordo firmado entre a universidade alemã e o Instituto Fraunhofer. Contando com mais pessoas, o grupo passa a tentar aperfeiçoar algoritmos de codificação de áudio. No final da década, o aluno Karlheinz Brandenburg apresenta em sua tese de doutorado o algoritmo OCF (“Optimum Coding in the Frequency Domain”).

Em 1991, o algoritmo OCF é aperfeiçoado e foi adotado pelo grupo MPEG. Nascia o MP3, mas ainda sem o nome que conhecemos hoje.

Somente em 1995 o nome MP3 foi sugerido, votado e aprovado por unanimidade. Os arquivos codificados em MPEG-1 Layer 3 deveriam ter a extensão “.mp3”. Até o momento, o codec só era manuseado pelos seus desenvolvedores.

Fonte: <http://www.tecmundo.com.br/player-de-audio/2106-a-historia-do-mp3.htm>

Naquela época, ninguém tinha noção do sucesso que o formato alcançaria, pois todo mundo estava entusiasmado colecionando LPs, K7s e CDs.

Mas o MP3 começou a se espalhar como um tsunami através de MP3 Players, compartilhamento entre usuários na internet, CDs graváveis e mais tarde com DVDs graváveis, pen drives, smartphones e HDs externos.

Com o aumento da velocidade da internet e do tamanho da capacidade de armazenamento de dispositivos, milhões de pessoas podem baixar álbuns completos em segundos e salvá-los em diversos lugares.

822px-Audio-mp3.svg
Fonte: http://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21269482
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s