Definição de MP3

MP3 é uma abreviação de MPEG1 Layer 3, um formato de compressão de áudio digital que minimiza a perda de qualidade em músicas ou outros arquivos de áudio reproduzidos no computador ou em dispositivo próprio. (SIGNIFICADOS, 2016)

Padrão de compactação de áudio que permite que as músicas fiquem com 1/10 do tamanho original sem uma degradação muito grande da qualidade. Graças à esta versatilidade, o MP3 tornou-se rapidamente o padrão de arquivo de áudio na Internet. (MORIMOTO, 2005)

Eliminando partes inaudíveis do áudio:

A grosso modo, pode-se dizer que o MP3 corta as partes inúteis da música, deixando apenas as frequências perceptíveis pelo ouvido humano. Isto permitiu que os arquivos ficassem menores, pois não há “excesso de informações”, apenas o que realmente interessa. (MARTINS, 2008)

Ondas mecânicas produzidas por uma fonte possuem frequências audíveis para o ser humano que varia entre 20 Hz e 20 000 Hz. Infrassom são ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz. Ultrassom são ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. (CAVALCANTE, 2016)

1 MPEG significa “Moving Pictures Expert Group” (Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento), um grupo de trabalho criado pela ISO para padronizar compressão de vídeo e áudio digital, como por exemplo o formato de vídeo .MPG ou .MPEG, que também usa a compressão MP3 para áudio.

Curiosidade: “Joint Photographic Experts Group” é o grupo responsável pelo padrão JPEG (imagem)

Mp3.svg
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mp3.svg
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s